Nossa Escola de Samba
Escola de Samba Unidos de Vila Isabel
Tudo começou em 1979
Uma escola com samba no pé e amor a camiseta

Quando Arizinho, puxador da escola, começa a gritar "vamos trabalhar, trabalhar, trabalhar..." o coração de quem está ouvindo naquele momento começa a bater mais forte, seja esta pessoa simpatizante ou não da Vila Isabel. A escola de samba Unidos de Vila Isabel foi fundada em 1979 e daquele tempo para cá se tornou uma das maiores entidades do carnaval de Porto Alegre, levando com orgulho para todo o Brasil o nome de Viamão. Juarez Gutierrez de Souza, atual presidente da escola, tem grande participação no sucesso da Vila. No cargo pela quarta vez, ele participa da escola desde 88, quando era Secretário da Fazenda em Viamão e dava apoio logístico e moral, como entusiasta e simpatizante.
Seus símbolos e suas cores
Juarez conta que a Vila teve inicio em uma década onde o carnaval de Porto Alegre ear para competir e vencer.
A Vila precisou se modernizar, começando pela sua marca, que foi simplificada e hoje é caracterizada por uma pomba; suas cores passaram para três ao invés das quatro originais, hoje são o azul, amarelo a branco; seu nome se tornou mais curto a assim popular, do registro estatutário Sociedade Recreativa Cultural Beneficente e Carnavalesca Academia de Samba Unidos de Vila Isabel se transformou em Vila Isabel, mas continua sendo uma sociedade cultural.
A Comunidade unida
Apta a se diversificar, a escola formou diversos profissionais. Os resultados nos carnavais dos últimos dez anos foram os melhores graças à união e a força de seus participantes, principalmente da comunidade. A escola possui uma sede com 2.100 metros quadrados de área construída, um instrumental de dar água na boca e uma estrutura de carnaval compatível com as escolas tidas como as grandes.
Os objetivos
Entre os projetos que devem se tomar realidade, está o desejo de realizar oficinas de instrumentos de percussão, harmonia e cordas (cavaco e violão), Além de artes plásticas e cênicas. Em parceria, a escola tem como meta futura um projeto esportivo e social a ser realizado na sua sede. A Vila lançou um CD com oito samba-enredos de 97 a 2004. Quem simpatiza com a escola e quer adquirir camisetas, bonés, o CD e ainda, abrigos sob encomenda, é só se dirigir à sede.

Na mídia
Além destas mudanças, foi padronizada a confecção das fantasias em três ateliês-fixos da escola, unificando as roupas para as alas, bateria, baianas e destaques. Atos importantes realizados pela escola foram as presenças de destaques como atores globais e artistas famosos como Luciano Zafir, as misses gaúchas Deise Nunes e Joseani de Oliveira, estrela do Big Brother Brasil 3, e ainda, a escolha de samba-enredos que atraíram a atenção da mídia, colocando a escola nas páginas de revistas e jornais de todo o país.
Novos Tempos
Para o presidente da escola, o momento atual, com a inauguração do novo sambódromo em Porto Alegre, é o início de uma nova fase, onde as escolas que não se adaptarem ficarão para trás. A Vila Isabel valoriza muito a sua história, os seus fundadores e principalmente as pessoas que surgiram no barracão da escola.
30 anos de vitórias da Unidos de Vila Isabel
1979 - Em 07 de abril a escola é fundada, contando com cerca de 30 integrantes. O começo não foi fácil. Logo no início alugam o Dinamite, conhecido Salão de Bailes da época. A escola fica ali um ano, organizando suas reuniões e eventos.
1980 - A diretoria toma a decisão de adquirir os instrumentos e acelerar as atividades. Foi promovido um sopão para arrecadarem fundos. Nesse mesmo ano, com Marino presidente, a escola é registrada oficialmente.

1981 - Com a chegada de Toninho Serralheiro, que faz parte da escola até hoje, as atividades da Vila foram intensificadas. Pátios e garagens de alguns dos integrantes da diretoria eram utilizados para fabricação de instrumentos, alegorias e fantasias. A participação de todos fortaleceu a união, que até hoje é marca da escola.
1982 - A Vila Isabel, já com algum incentivo, desfila pela primeira vez, mas como banda, porque ainda não possuía estrutura suficiente para desfilar como escola de Samba. A insistência em participar com as escolas de Porto Alegre é tanta que a diretoria consegue fazer com que a Vila Isabel desfile juntamente com as sociedades do interior. Esse desfile ocorre na noite de sábado, a Vila está perto do que quer, o enredo “As lindas festas do Rio Grande”.
1983 - A Vila desfila na Perimetral como sociedade e faz bonito, conquistando a quarta colocação. Seu desfile impecável chama a atenção do público, o enredo “Festa da uva”. Marisa dos Santos se torna a primeira intérprete da escola.
1984 – Afinada e pronta para mostrar sua capacidade, a Vila desfila e assusta os outros concorrentes. O resultado final não poderia ser outro, a Unidos de Vila Isabel conquista o segundo lugar, perdendo apenas para os Dragões de São Leopoldo, o enredo “A chegada da família real”.
1985 - A Vila busca Porto Alex. João Gomes é eleito presidente e Antônio da Silva, o Cabano, vice. Zé Ivo estréia como intérprete e Aryzinho inicia sua trajetória na escola puxando o samba junto com eles, o tema “se a família real chegasse hoje ao Brasil”.

1986 - A Vila é vitoriosa. Conquista o primeiro lugar, deixando os Dragões de São Leopoldo em segundo. A escola não aceita ter de desfilar com os cordões de sociedade, mas não existe outra forma neste momento ela tem que mostrar serviço nessa categoria mesmo, O enredo Jamais pensei que fosse assim agora eu sei.
1987 - A Vila tem potencial e sabe que pode estar entre as primeiras, mostrando isso ao ser tricampeã entre as sociedades do interior, ganhando assim o respeito da maioria das concorrentes. A escola passa a integrar o terceiro grupo do carnaval oficial de Porto Alegre e finalmente como escola de samba.
1988 – A Vila garante uma grande vitória, é vice-campeã do grupo dois.
1989 - Tendo Zé Ivo como intérprete a Vila Isabel é vice-campeã do grupo 1B, como subiu duas entidades passou a ser integrante da roda das grandes escolas de Samba de Porto Alegre. Rogério Sampaio assume a presidência no lugar de Marino, licenciado, e a escola vai para o grupo A (especial de hoje) o enredo “Brasil criança de Cinderela a He-man”.
1990 - Fineu Porto Alegre, o Zeca, é o presidente e a Vila investe muito no carnaval deste ano trazendo: Kandanda (intérprete), Jamelão, Elza Soares, Quinho do Salgueiro, Carlinhos de Pilares e Dominguinhos do Estácio. A Vila tira a oitava colocação do 1A e cai de grupo, o enredo uma homenagem a Machado de Assis.
1991 - Nesse ano Jorge Melo, o Lingüiça, assume como presidente e Marino como vice. Lingüiça constrói a atual sede da Vila, que desfila pelo grupo 1B e fica em quinto lugar, o enredo a “Utilidade do Dedo” o intérprete é o Paulinho Durão.
1992 – Com Lingüiça na presidência, a Vila desfila novamente pelo grupo 1B e tira a terceira colocação, o enredo “De quem são estes ventos”.

1993 – Com o enredo “Bocage, o poeta popular viva a sacanagem no planalto central” a vila é nona colocada do 1B e cai de grupo. Lingüiça se licencia da presidência e assume Marino, que fica responsável pelo carnaval de 94.
1994 – Com o enredo “Das mágoas da vila aos bares da vida”, a Vila Isabel é a sétima colocada no grupo dois, e após o carnaval, entra para assumir a presidência, Juarez de Souza, que conta com a ajuda de sua esposa, Cláudia Gutierres. Com Juarez a escola ganha à confiança de todos novamente, como no começo de sua história.
1995 – Com o enredo “Do esplendor de um sonho, o brilho negro da estrela da liberdade” a escola faz um carnaval com muitas dificuldades, mas com a força da comunidade consegue fazer um desfile bonito, ficando em quarto lugar do grupo dois dignificando o nome Vila Isabel.
1996 – Com o enredo “A criação da África negra no Pampa gaúcho” a Vila começa a abrir espaço para os destaques e obtém a quarta colocação se mantendo no grupo intermediário-B, nova denominação dos grupos das escolas de sambas.
1997 – A escola começa melhorar a sua estrutura, com alegorias de grupo especial, o enredo “sou louco por ti amor” a Vila Isabel é campeã grupo intermediário- B.
1998 – Com o enredo “portal do universo” a escola é Campeã do grupo intermediária- A, a Vila passa para o grupo especial.
1999 – Com o enredo “De Veríssimo a Veríssimo” e suas obras”, a escola conquista o país e as manchetes de capa de jornais e revistas do Brasil inteiro. O tema, inesquecível, fica entre os 12 melhores dos últimos 20 anos e é o primeiro a trazer grandes estrelas para desfilarem com a escola. Luiz Fernando Veríssimo, foi duas vezes na quadra com toda a sua família. A Vila Isabel é sexta colocada do especial.
2000 – No carnaval do milênio, a Vila desfila mostrando uma redução das missões, São Lourenço. Apesar do atraso geral de quase quatro horas para a escola entrar na avenida, o desfile é inesquecível. Mesmo com o sol raiando, o público assiste à garra e vontade da Vila na passarela do samba, o enredo “ São Lourenço o despertar da arte Guarani”. A escola é quarta colocada do especial.
2001 - Com o enredo “Gramado cultura e turismo “Suíça Brasileira”, a Vila realiza um desfile perfeito, ficando e quinto lugar mostrando mais uma vez que é forte e grande o bastante para ficar no grupo especial, Jaqueline é eleita 1° princesa do carnaval de Porto Alegre.
2002 - Com Cláudia Gutierres de presidente e Juarez como Carnavalesco a Vila supera todas as expectativas e conquista o vice-campeonato do carnaval de Porto Alegre ficando a meio ponto da campeã, Bambas da Orgia. O desfile, um dos melhores da Vila, contou com a participação de grandes atrações como Deise Nunes, Luciano Szafir e José Victor Castiel, o enredo “Tarô” viagem mística da Vila Isabel.
2003 – A escola volta para a categoria A, ficando em sétimo lugar do especial. Apesar do belíssimo desfile, o segundo melhor em número de pontos, o atraso na avenida provoca o rebaixamento, o enredo “A Vila Isabel, canta e samba Maria da boca do monte”.
2004 – Com o enredo “Fênix e o templo do sol”, a Vila fica em sexto lugar da categoria A, mostrando que é grande o bastante para retornar ao especial e ainda conquistar outros títulos.
2005 – A escola permanece na categoria A, mesmo fazendo um bom carnaval. Sob protestos ficou em segundo lugar, mas se considera campeã moral, já que foi aplaudida de pé pela platéia, o enredo “É samba, é festa, é comemoração são 25 anos de paixão”, Isabel rainha da escola é eleita rainha do carnaval de Porto Alegre.
2006 – Com o enredo “A máscara e a serpente, uma lenda da tribo Tucunas”, a Vila sagra-se campeã da categoria A, carimbando o seu passaporte para o especial novamente.
2007 – A Vila Isabel sob a presidência interina de Toninho Sabão, já que o presidente Juarez de Souza foi licenciado para assumir a Aecpargs volta à categoria especial para fazer um grande desfile, ficando em quinto lugar entre 16 escolas de sambas. Com o enredo “De um sonho de liberdade, surge um grito pela igualdade, a Vila Isabel diz não a discriminação”, Luciano Szafir, Lú Grimaldi e toda a comunidade brilharam na passarela, Katiúcia Moura Vargas, rainha da escola é eleita 2° princesa do carnaval de Porto Alegre.
2008
- O vice-presidente eleito e presidente interino Toninho Sabão se licencia do cargo e a Vila Isabel monta uma comissão de carnaval, com o enredo” Mi Buenos Aires querida, a Vila é portenha na avenida “ a escola de samba de Viamão fica e em sétimo lugar entre 15 escolas da categoria especial. Letícia cunha da Costa é eleita 1° princesa do carnaval de Porto Alegre. Na política interna da escola, situação e oposição se uniram na eleição e por aclamação elegeram no mês de maio Juarez de Souza como presidente e José Henrique Guedes como vice, para comandarem o carnaval dos 30 anos da escola.
2009 - A Vila Isabel com o enredo “Os Diamantes de Madagascar” faz um grande desfile e fica em sétimo lugar no carnaval, Renata Santos é eleita princesa do carnaval de Porto Alegre. Começam as comemorações do 30 anos de fundação que só termina no carnaval de 2010.
A primeira Diretoria

Presidente - Marino B. dos Santos
Vice-Presidente - Suelci da Silva Santos
Diretor Financeiro - Antônio Ribeiro (Pilé)
1º Tesoureiro - Aristides Cunha
2º Tesoureiro - João Avelino Bitencourt

Diretor Social - Antônio da Silva (Cabano)
Diretora Socia - Lígia Mendes
Diretor de Patrimônio - Demerval de Oliveira (Gadanha)
Secretária - Iara Rosa