Personalidades
Isabel Dias
Garimpar o acervo de Isabel Dias é uma tarefa divertida e interessante. A sucessão de peças coloridas e cheias de vida nos transmite muito bem o universo que esta artista viamonense pretende retratar em suas obras. Isabel nos recebeu em seu misto de atelier e loja, numa calma tarde de abril, na Santa Isabel: “Agora não posso falar... estou no meio de uma entrevista”, foi a única interrupção que nossa entrevistada se permitiu, desculpando-se com a mãe ao telefone.
Experimentalista contumaz, Isabel convive com as artes desde os 10 anos de idade, muito em função de sua família possuir uma das mais tradicionais fabricas de artesanato de Viamão. Hoje frente dos negócios da família, juntamente com sua irmã, Isabel diz se sentir na obrigação de testar as mais variadas técnicas para poder auxiliar seus clientes, que freqüentam o atelier montado para cursos técnicos e palestras sobre artesanato e pintura.
Voltando a sua arte, a jovialidade de Isabel bastante percebida nos tons pastéis e nas texturas que invadem seus quadros e composições que aproveitam os mais diversos materiais, destacando-se a pintura sobre MDF. Uma de suas grandes influências o artista plástico Romero Brito, que tem seu trabalho reconhecido internacionalmente. Perfeccionista e detalhista ao extremo, Isabel sabe muito bem o limite que o artista deve definir para que sua obra não caia no lugar comum. No final da entrevista nos transmite o recado de sua orgulhosa mãe: coloquem uma foto bem bonita na revista.