Personalidades
Newton Vaz Coelho
A viagem por vários estilos e a utilização dos mais diferentes materiais transformaram o acervo do artista plástico Newton Vaz Coelho em uma obra bem eclética. Formado em vários cursos de artes plásticas, Newton produz sem parar em várias formas de expressão, inclusive criando e fabricando - sob encomenda - modelos exclusivos que servirão como troféus. O desenho, a pintura, a gravura e a escultura tem uma forte influência de Pablo Picasso, seu artista favorito.
Com 59 anos “bem vividos”, Newton é natural de Dom Pedrito, mas viveu 27 anos em Santa Maria, onde fez o curso de Belas Artes e fundou a Associação de Artesãos Santa-marienses. Newton se diz um viamonense de coração, pois mora em Viamão desde 2002, com sua esposa Cida Martelli, e seus 8 filhos (7 meninas e 1 menino).
“Simples é a arte, impossível explica-la, imprescindível senti-la e um privilégio vive-la” - sentencia Newton.

Logo que chegou a Viamão restaurou a imagem de Santa Isabel, da Paróquia Santa Isabel. Esta ação fez com que conquistasse o respeito e a admiração de toda a comunidade, o que determinou sua permanência em nossa cidade. Seu atelier fica junto à sua residência, onde os visitantes se deslumbram com o rico repertório acumulado em anos de amor a arte.